sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nimas Convida


Por um dia, o ESPAÇO NIMAS passa para as mãos de realizadores nacionais que, através da exibição dos seus filmes e de conversas com convidados especiais, se vão revelar num espaço que, ao longo dos anos, tem sempre privilegiado o cinema de autor. No dia 18 de Julho o NIMAS CONVIDA: JÚLIO ALVES e contará com as presenças de MÁRIO DE CARVALHO, MÁRIO LAGINHA e RUI PEDRO TENDINHA.

Entre a ficção e o documentário. Entre o cinema e a vida. Tudo se confunde na obra de JÚLIO ALVES. Um cineasta que experimenta, que arrisca e que descobre sempre qualquer coisa. E nessa descoberta há uma urgência. Uma urgência feita de interrogações. Não importa o género, o formato. Importa sim um carácter humano. Aquilo que passa das personagens.

Claro, está na cara, o que está feito são pistas para o futuro. A sua câmara não quer revolucionar, mas vai continuar a explorar. Com simplicidade, com bom gosto. O cinema de amanhã de JÚLIO ALVES é para ser sentido neste presente.

Rui Pedro Tendinha

21h00
ALFERES (2000, 16' – 35mm) – baseado no conto “Era uma vez um Alferes” de Mário de Carvalho
«Alferes» conta a história de um jovem oficial que pisa uma mina e não se pode mexer até que uma brigada a desactive.
Melhor Filme no Festival Internacional do Uruguai. Uruguai.
Melhor realizador no Festival Internacional de San Roque, Espanha.

OSSUDO (2007, 14' – 35mm) - baseado no conto “Ossos” de Mia Couto e com música original de Mário Laginha
Uma cidade algures em África. Um ser, Ossudo, sofre uma metamorfose: os ossos transformam-se em carne e a carne transforma-se em ossos.
Melhor filme português - 36ª Festival Internacional do Algarve e Animatu Festival Int. de Cinema digital
Melhor animação - 36ª Festival Internacional do Algarve e 15º Encontros do Cinema Português
Grande prémio, Animatu, Festival Int. de cinema digital. Portugal
Menção honrosa, Ovarvideo 2008. Portugal

O JOGO (2010, 22' - video) – baseado no conto “Jogo de Reis” de Manuel Rivas
Félix, um miúdo com síndrome de Down, apaixonado por futebol, tem uma oportunidade de ser titular num jogo contra a equipa da escola rival.
Menção Honrosa Ovarvideo 2010
Melhor Filme do Mês de Maio 2011 – Shortcutz Lisboa e Shortcutz Porto
Seleccionado para Festival Internacional do Uruguai; Curtas de Vila do Conde; Filminho; Caminhos do Cinema Português; Faial Film Festival e Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva

22h00
ENCONTRO COM O PÚBLICO
Com o realizador JÚLIO ALVES, o escritor MÁRIO DE CARVALHO, o músico MÁRIO LAGINHA e o jornalista e crítico de cinema RUI PEDRO TENDINHA.

23h00
42,195 km (2001, 30’)
“42,195 Km”, para um maratonista é um desafio para o qual se prepara todos os dias, para Marie, uma guineense, é um trajecto semanal à procura da sobrevivência da sua família.
Menção especial no Extrema'doc 2010 Espanha